O escritório JAJA Architects foi anunciado como vencedor de um concurso internacional aberto para projetar uma nova igreja paroquial no distrito de Sydhavnen (South Harbor) de Copenhague. Quando concluída, será a primeira igreja nova construída em Copenhague desde 1989.
O concurso, organizado pela Associação Dinamarquesa de Arquitetos, buscou propostas para uma igreja de 3.200 metros quadrados a ser localizada em um terreno à beira-mar no distrito revitalizado de Sydhavnen, que poderia ser usado para uma série de eventos religiosos, sociais, culturais e musicais. A construção da igreja deve ser concluída em 2019.
Continue lendo para ver a proposta vencedora, bem como outras propostas adicionais.
Vencedor
Descrição do projeto por JAJA Architects. Projetada como uma passarela espiral ascendente de rampas, a paisagem do porto funde-se com a cobertura da igreja, convidando os moradores da cidade a subirem para o topo e apreciarem a vista. Um ponto de encontro para a congregação, bem como para toda a cidade, o espaço da igreja com a sua vista do horizonte da cidade torna-se propriedade comum.
Uma colunata que segue o movimento da fachada de baixo para cima forma uma suave transição entre o interior e o exterior, acentuando as entradas do edifício ao longo do caminho. A passagem em espiral permite o acesso direto a todas as funções da igreja sem passar pela entrada principal. Vários terraços formam pequenos refúgios ao longo da passarela, convidando as pessoas a fazerem uma pausa por um tempo e deixar que os pensamentos fluam livremente.
As funções mais "extrovertidas" da igreja estão localizadas no piso térreo, como a entrada principal, o café e os espaços culturais para o porto, oferecendo fachadas ativas em todos os lados do edifício. A nave é inserida no último pavimento, sua forma espiral interna reflete a forma exterior da igreja.
A água é um elemento universal para a igreja - tanto por sua referência cristã, mas como uma referência ao porto e à localização junto à margem. Arquitetonicamente, a água torna-se uma parte integrante da experiência da igreja, deixando uma nascente de água criar um fluxo de tanques de água e jardins, enquanto escorre abaixo do edifício de uma fonte em cima da igreja ao porto. A experiência de água varia como um reflexo do tempo durante todo o dia. A chuva pesada fará com que os tanques de água transbordem, criando uma série dramática de cachoeiras menores ao longo da fachada da igreja. A colunata oferece abrigo para a chuva, permitindo experiências poéticas em todos os climas.
Proposta Adicional
Descrição do projeto por Studio David Thulstrup. Como parte da Folkekirken (a Igreja Nacional Dinamarquesa), a nova paróquia de Sydhavn tem um papel importante na sociedade dinamarquesa e seu entorno imediato. A nova igreja no distrito do porto chamada "Sydhavn" abrigará todo o quadro necessário para o serviço diário da paróquia, bem como uma abundância de atividades culturais para os seus cidadãos. O objetivo é ter o equilíbrio certo entre a atmosfera pública, santa e cerimonial. Por isso, era importante para nós que a igreja tivesse as qualidades visuais que a tornassem reconhecível como igreja, tanto da rua como da própria igreja.
Um espaço da igreja foi concebido como um lugar onde os convidados tivessem a oportunidade de formar um vínculo com a paróquia e celebrar algumas de suas ocasiões importantes. Do batismo, casamentos e funerais, a igreja é projetada para acomodar toda a gama de emoções humanas.
Relativamente cedo no nosso processo projetual, tomamos a decisão de que a aparência do edifício deveria comunicar o seu programa. A combinação entre uma igreja e uma casa de cultura foi muito interessante para nós e sentimos que devia ser muito claro o que é o que. Dependendo de onde o edifício é visto, seria possível ler o programa do edifício. Isto dá ao edifício uma aparência justaposta, mas muito dinâmica.
A escolha de tijolos claros como material de fachada da igreja foi baseada na sua natureza natural e acolhedora e sua conexão com o entorno de Sydhavn. O tijolo é fortemente representado em todo o edifício, tanto dentro como fora. Outros materiais também foram selecionados, por exemplo, concreto, vidro, metal e madeira. Todos os materiais escolhidos envelhecem lindamente, mantêm uma grande tatilidade e durabilidade.
Proposta Adicional
Descrição do Projeto por Architects of Invention. Este projeto propõe uma igreja com uma ênfase vertical, criando um espaço destilado para cerimônias religiosas, e um local acessível à comunidade para uma variedade de atividades diurnas e noturnas. A proposta reflete o passado industrial do local, tendo como inspiração um dos marcos de Copenhague - Masterkraanen.
Uma análise da arquitetura tradicional da igreja (em Copenhague especialmente) sugere que a organização dos edifícios das igrejas é sobretudo horizontal. Embora as próprias igrejas possam ser altas, não há uso funcional feito da verticalidade da igreja (exceto em uma capacidade mais espiritual).
Tomando isto como um ponto de partida, foi desenvolvido o conceito de uma igreja vertical. Esta nova igreja seria capaz de proporcionar espaço operacional para uma gama completa de atividades (massa, concerto, conferência, etc.) - mas como um espaço verticalmente habitada, o edifício se torna mais intenso, bem como mais flexível. A pele do edifício é concebido como um esqueleto estrutural exterior com um padrão fractal que cria sombras afiadas dentro. De longe, ele aparece como uma nuvem abstrata obscuro com uma silhueta distinta.
Ao utilizar materiais crus (madeira, concreto, etc.), preservamos a estatura do edifício e o tornamos um projeto mais sustentável.
Chamada do Concurso via the Architectural Review. Notícia via JAJA Architects, David Thulstrup Studio, Architects of Invention.